Este ano, o regresso às aulas exige a preparação para um ano letivo diferente do habitual. A pandemia requer novos cuidados e novas regras que devem ser explicadas às crianças para que estas consigam lidar da melhor forma com a Covid-19. É muito importante atender às necessidades dos mais pequenos, que não entendem o porquê de uma mudança tão drástica na forma como aprendem, como brincam e como podem interagir com os amigos.
É importante que esteja atento às alterações comportamentais das crianças que possam indicar níveis de stress e ansiedade. O objetivo é sempre ajudar a tranquilizá-las e responder a eventuais preocupações e medos com informação clara, adaptada à idade. Aqui ficam algumas dicas para preparar as suas crianças para o regresso às aulas em tempo de pandemia:
– É importante que a criança compreenda a importância das medidas de proteção e saiba como reduzir o risco de infeção pela Covid-19. Providencie informações claras, usando sempre linguagem adaptada à idade da criança de forma a garantir que esta compreende.
– De forma tranquilizadora, informe a criança sobre o novo contexto escolar. É importante prepará-la para os novos recreios e para as novas regras em sala de aula. Se ela souber o que esperar e tiver sido informada da mudança de forma tranquilizadora, não vai estranhar tanto e vai ser mais fácil a adaptação.
– É importante que continue a existir tempo para brincar. Respeitando sempre as regras de distanciamento social, crie oportunidades para a criança se divertir e relaxar.
– Faça uma gestão de expectativas para o futuro e informe a criança sobre o que pode acontecer caso, por exemplo, exista um surto de Covid-19 na escola ou se um familiar e/ou a própria criança se começarem a sentir mal. Pode explicar que o teste Covid-19 é algo que os médicos precisam de fazer para saber se a pessoa está saudável e que ir para o hospital durante algum tempo pode ser uma necessidade para receber ajuda dos médicos.
Por fim, é importante manter as crianças próximas dos seus familiares e dar-lhes o amor e atenção que precisam. Procure, enquanto adulto, estar informado e seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde, para que possa ser um exemplo para a sua criança e melhor ajudá-la a compreender o novo contexto em que vivemos.