A medicina do trabalho é uma especialidade médica que se dedica à promoção da saúde dos trabalhadores especificamente em contexto laboral. O seu objetivo é prevenir doenças e acidentes relacionados com o trabalho, bem como promover ativamente a saúde, segurança e o bem-estar dos trabalhadores, protegendo a população ativa.
Tem uma empresa em Lisboa e necessita dos serviços de medicina do trabalho? Peça um orçamento gratuito à SEPRI, entidade certificada pela DGS e ACT para a prestação de serviços externos de segurança e saúde no trabalho.
A medicina do trabalho realiza consultas e exames médicos, orienta os trabalhadores sobre medidas a adotar no âmbito da segurança e saúde e ajuda os colaboradores que ficaram incapacitados para o trabalho, por motivo de doença ou acidente, a retomarem à atividade.
O que diz a lei sobre a medicina do trabalho?
A medicina do trabalho é regulamentada pela Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro e suas alterações, introduzidas pela Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto e pela Lei n.º3/2014, de 28 de janeiro. Trata-se depois de uma obrigação de qualquer entidade empregadora com trabalhadores a seu cargo garantir a existência destes serviços.
Quais são os benefícios da Medicina do Trabalho na SEPRI Lisboa?
Existem três principais benefícios da medicina do trabalho:
Prevenção de doenças e acidentes: A medicina do trabalho ajuda a identificar e reduzir os riscos de doenças e acidentes relacionados com o trabalho. As doenças e os acidentes de trabalho representam por sua vez avultados custos diretos e indiretos para as entidades empregadoras.
Promoção do bem-estar: A medicina do trabalho promove a saúde e o bem-estar dos trabalhadores por meio de ações de literacia para a saúde. Trabalhadores mais motivados e felizes contribuem para a melhoria do clima organizacional e imagem da empresa.
Melhora da produtividade da empresa: A medicina do trabalho contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da redução do absenteísmo e da aumento da produtividade.
A medicina do trabalho é uma área importante para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ao contratar um serviço de medicina do trabalho, as empresas podem contribuir para a melhoria da saúde e da segurança dos seus trabalhadores, bem como para a redução dos custos diretos e indiretos com absentismo.
Quem é a SEPRI – Medicina no Trabalho Lisboa e porquê trabalhar connosco?
A SEPRI é uma empresa de medicina do trabalho com sede em Lisboa. Fundada em 1985, a SEPRI é uma entidade certificada que oferece uma ampla gama de serviços de saúde ocupacional para empresas de todos os setores de atividade.
A empresa conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente qualificados e experientes, que estão sempre atualizados de acordo com as últimas normas e diretrizes em saúde e segurança no trabalho.
A cobertura nacional é outra vantagem de trabalhar com a SEPRI. Estamos onde quer que a sua empresa precise de nós. Temos clínicas de medicina do trabalho, Unidade Móvel de Saúde e uma ampla rede de prestadores que nos permite prestar os serviços em qualquer ponto do país e nas instalações do cliente, sempre cumprindo com as normas de conforto e rigor.
Os serviços prestados pela SEPRI em Lisboa incluem:
-
Consultas médicas de admissão, periódicas e ocasionais: as consultas médicas são realizados para avaliar a aptidão para o trabalho do colaborador e o impacto dos possíveis riscos laborais na sua saúde. No final da consulta de medicina do trabalho é preenchida a ficha de aptidão médica do trabalhador. A SEPRI tem clínica de medicina do trabalho em Lisboa na Av. da Igreja 42 1 Dto, 1700-239 Lisboa.
-
Exames complementares de diagnóstico: as consultas de medicina do trabalho são completadas com a realização de exames de diagnóstico pelo enfermeiro do trabalho, de acordo com os riscos que estão associados a determinado posto de trabalho. Os exames podem incluir, mas não se restringem a, realização de visioteste, audiometria, eletrocardiograma, espirometria, análises clínicas específicas, entre outros.
-
Visitas aos postos de trabalho com emissão de orientações para a promoção da saúde e segurança da equipa: o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho fazem visitas regulares aos postos de trabalho para avaliar as condições de segurança. No final de cada visita, a equipa clínica emite um relatório oficial com sugestões de melhoria, se aplicável.
-
Reabilitação profissional: a SEPRI ajuda os trabalhadores que ficaram incapacitados para o trabalho por motivo de acidente ou doença a retornarem às suas atividades.
-
Campanhas de promoção da saúde: a SEPRI colabora ativamente com as empresas suas clientes na criação de campanhas de promoção da saúde em contexto laboral. As campanhas podem abranger temas diversos relacionados com saúde mental, nutrição, fisiologia, entre outros.
Em suma, a SEPRI Lisboa oferece serviços de medicina do trabalho personalizados para atender às necessidades específicas de cada empresa. Trabalha em estreita colaboração com os clientes para desenvolver um programa de saúde e segurança no trabalho eficaz, não apenas em Lisboa, mas a nível nacional.
A empresa oferece serviços de alta qualidade que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e para o aumento da produtividade das empresas. Para saber mais sobre os serviços de medicina do trabalho da SEPRI Lisboa, peça-nos um orçamento gratuito através de comunicacao@sepri.pt ou 21 269 3999.