Sabia que, ano após ano, os portugueses se mantêm no topo da lista dos maiores consumidores de vinhos per capita do mundo? É importante que haja um envolvimento das empresas, dos trabalhadores e da sociedade civil em geral, de forma a haver uma sensibilização para os riscos deste consumo.
Porque é que o consumo do álcool é um risco para a Segurança e Saúde no Trabalho?
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho os trabalhadores que consomem álcool:
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Têm maior probabilidade de ocorrência de acidente em ambiente laboral;
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Tendem a ausentar-se mais frequentemente do trabalho;
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Tendem a chegar ao local de trabalho mais tarde e a sair mais cedo;
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Cometem mais erros;
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São mais negligentes e apresentam uma menor capacidade de julgamento;
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Têm mais frequentemente comportamentos violentos, envolvendo-se em conflitos e furtos e são mais repetidamente alvo de queixas.
Diferença entre “Consumo moderado” e “Adição”
O Consumo Moderado de álcool refere-se a um padrão de ingestão de álcool que está dentro de limites considerados socialmente aceitáveis e não causa impacto significativo na saúde física, mental ou nas relações sociais da pessoa.
Já a Adição é uma condição médica na qual a pessoa desenvolve uma dependência física e/ou psicológica do álcool. Nestes casos, desenvolvem tolerância e sentem a necessidade de aumentar a quantidade de álcool consumida para sentir os mesmos efeito e abstinência física quando o álcool é interrompido.
Que medidas se podem adotar para a prevenção de comportamentos aditivos?
Para promover a segurança e saúde no local de trabalho e, especificamente, para diminuir a probabilidade de ocorrência de comportamentos aditivos, devem ser promovidas ações de informação e sensibilização sobre o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas.
Estas ações devem ser elaboradas depois de um diagnóstico organizacional e devem ser implementadas com a ajuda e participação de todos na empresa, havendo uma avaliação posterior da sua eficácia.
Como devemos agir perante problemas de consumo de substâncias psicoativas nos locais de trabalho?
É importante perceber que os problemas ligados ao consumo de substâncias psicoativas no local de trabalho são considerados problemas de saúde. No caso do trabalhador procurar ajuda, não deve ser discriminado por parte do empregador, tendo direito, de igual modo, à segurança do emprego e às mesmas oportunidades de promoção dos seus pares.
Podem as empresas aplicar medidas de controlo do álcool e outras substâncias? Em que situações?
Sim, desde que exista um Regulamento e sejam aplicadas sob responsabilidade do médico do trabalho e apenas em atividades ou profissões com perigo para a vida ou integridade física do trabalhador ou de terceiros. Os testes podem igualmente ser aplicados aos trabalhadores que o solicitem.
A SEPRI pode ajudar os trabalhadores e as empresas a lidarem com esta questão, sempre delicada e sensível. Contacte-nos.
Veja aqui o vídeo informativo sobre o consumo de álcool no local de trabalho.