Para algumas pessoas, dias frios, cinzentos e mais curtos podem ser um sinónimo de mal-estar patológico. A este fenómeno chamamos de Desordem Afetiva Sazonal, ou, como é mais conhecido, Depressão Sazonal.
O que é?
Internacionalmente designada por Seasonal Affective Disorder (SAD), a Desordem Afetiva Sazonal é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.
Por vezes, pode ocorrer também na primavera e no verão, ainda que seja menos habitual.
Porque é que acontece?
A luz influencia o relógio biológico. Quando existe uma baixa de luminosidade, há uma quebra na produção de serotonina – um neurotransmissor do cérebro, conhecido como a hormona da felicidade, que afeta o humor. Quanto menor a serotonina, maior a tendência para a tristeza e depressão.
Como no Inverno as noites são maiores, os níveis da melatonina (hormona associada ao sono) aumentam, o que se traduz em fadiga e falta de energia, sintomas da depressão sazonal.
Quando ocorre noutras alturas para além do outono e inverso, acredita-se que tenha a ver com o ambiente em que a pessoa viva, ou seja, com pouca luz natural e mais sombrio.
A depressão sazonal não escolhe idade nem sexo. No entanto, é mais comum numa idade adulta e nas mulheres, apesar de ser mais acentuada no sexo masculino. Esta condição pode ser ainda desenvolvido por questões genéticas.
Principais sintomas
Podemos encontrar a Desordem Afetiva Sazonal em pessoas diferentes, contudo os sintomas são comuns em todos os casos (quando ocorre durante o outono e inverno):
-
Falta de energia
-
Problemas de concentração
-
Fadiga
-
Grande Apetite
-
Enorme vontade de ficar sozinho
-
Grande necessidade de dormir
-
Aumento do peso
-
Mau humor
-
Irritabilidade
No entanto, quando acontece na primavera e verão, os sintomas são:
-
Falta de apetite
-
Insónias
-
Perda de peso
-
Diminuição da líbido
-
Ansiedade
Como prevenir?
-
Faça passeios ao ar livre
-
Abra as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural
-
Acorde mais cedo e levante-se de imediato para que se possa usufruir de mais tempo de luz natural
-
No trabalho, se possível, sente-se ao pé das janelas
-
Faça uma caminhada de 10 a 20 minutos pela manhã. Aumenta a temperatura corporal e começa o dia em boa forma
-
Pratique exercício físico, sobretudo ao ar livre
-
Faça férias de inverno em países com mais sol
-
Tenha uma alimentação saudável, incluindo os frutos e hortícolas da época
Na SEPRI, temos serviços de psicologia que o vão ajudar no tratamento e que lhe vão esclarecer todas as questões que tiver.