Melhorar a performance dos trabalhadores: SEPRI e Universidade do Minho desenvolvem projeto

Em parceria com a Universidade do Minho, a SEPRI está a desenvolver um projeto de investigação cientifica e inovação tecnológica denominado “Worker Health & Performance” que promete melhorar a performance dos trabalhadores e aumentar a produtividade das empresas.

O projeto apoiado pelo Norte 2020 e pela União Europeia visa o desenvolvimento de um sistema de monitorização, baseado em bio-sinais, capaz de recolher um conjunto de variáveis, que ajudam a compreender o nível de stress e de performance do trabalhador, de forma não intrusiva. Com base nos dados recolhidos, o sistema tecnológico emite alertas para o trabalhador, aconselhando-o a fazer uma pausa e levantar-se, corrigir a postura, realizar exercícios de relaxamento, entre tantas outras recomendações, personalizadas de acordo com os bio sinais recolhidos.

O objetivo do projeto vai além de melhorar a performance do trabalhador e, consequentemente, auxiliar as empresas a aumentarem os níveis de produtividade; pretende também contribuir para a prevenção e/ou tratamento de patologias relacionadas com o trabalho.

Uma das primeiras fases de investigação do projeto decorreu nas instalações da SEPRI, em Braga, que acolheu um grupo de investigadores da Universidade do Minho, no passado dia 29 de setembro. Neste ensaio experimental, o trabalhador foi colocado em frente a um computador e convidado a seguir as instruções no ecrã. Durante um período de tempo cronometrado, o trabalhador tinha de responder a contas matemáticas de soma, subtração e divisão que iam aumentado de complexidade. Enquanto realizava estas tarefas, alguns bio-sinais, como o ritmo cardíaco e a resposta galvânica da pele, estavam a ser recolhidos.

Dia 3 de outubro decorreu no campus de Azurém da Universidade do Minho, o mesmo ensaio alusivo ao protocolo experimental de recolha de indicadores fisiológicos. O projeto continua em desenvolvimento e serão fornecidos updates periódicos no website da SEPRI.

Outras Notícias