Projeto I&D: ferramenta que permita a deteção de posturas incorretas no trabalho

A SEPRI está a desenvolver um projeto de I&D com apoio financeiro da União Europeia que consiste no desenvolvimento de uma ferramenta que permita a deteção de posturas incorretas sentadas no local de trabalho utilizando inteligência artificial para apresentação de medidas preventivas, prevenindo o aparecimento de problemas de saúde física aos colaboradores de qualquer organização.

Entidade beneficiária: SEPRI – Medicina no Trabalho LDA

Nome operação: NORTE2030-FEDER-01186300

Investimento total: 562 864,00€

Apoio financeiro da União Europeia: 358 726,70€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

O projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta que permita a deteção/reconhecimento de posturas incorretas sentadas utilizando visão computacional (2D e 3D), numa visão integral do corpo humano, com utilização de técnicas de IA, para a validação de dados e a apresentação de medidas preventivas, prevenindo o aparecimento de problemas de saúde física aos colaboradores de qualquer organização.

O projeto tem como objetivo alcançar as seguintes metas:

3,60 ETI anual em empregos de investigação criados nas entidades apoiadas;

5 inovações introduzidas em produtos, processos ou serviços, ou melhoria dos já existentes;

grau de concretização das atividades previstas no projeto de 100%.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa NORTE2030 instrumento de financiamento europeu que impulsiona o desenvolvimento estratégico e sustentável do NORTE. A SEPRI já desenvolveu outro projeto de I&D intitulado “Worker Health & Performance” que pode ser consultado aqui.

Outras Notícias