Terapia do riso: o que é, como praticar e quais os benefícios?

Nos últimos anos, a terapia do riso tem se popularizado como uma técnica inovadora para cuidar da saúde emocional. Com a crescente preocupação das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida, a terapia do riso vem ganhando espaço como uma abordagem natural e eficaz para aliviar o stress e a ansiedade.

MATERIAIS DE SENSIBILIZAÇÃO:

O que é a terapia do riso?

A terapia do riso é uma técnica terapêutica que utiliza o humor e a risada como forma de melhorar a saúde física e emocional das pessoas. É uma abordagem natural e eficaz que ajuda a liberar a tensão e o stress acumulados no corpo e na mente.

Não podemos, no entanto, confundi-la com uma terapia para a cura de um problema específico, mas antes como uma técnica preventiva que têm um impacto clinicamente significativo, mediante a utilização do riso, no bem-estar geral dos indivíduos.

Como se pratica?

A prática da terapia do riso é simples e é, geralmente, realizada em grupo, embora possa ser feita individualmente, uma vez que é importante que o paciente saiba rir-se de si próprio, das suas limitações e das suas dificuldades. Além disso, realizar a terapia em grupo, ajuda a desenvolver e fortalecer a componente social do indivíduo.

Numa sessão de grupo, o risoterapeuta procura dinamizar ou introduzir um conjunto de exercícios, normalmente conjugados também com exercícios respiratórios, que visam despoletar um primeiro conjunto de gargalhadas que são induzidas e que vão sendo progressivamente contagiantes até se tornar numa gargalhada espontânea.

A isto, pode-se juntar um conjunto de estratégias associadas, como técnicas de expressão corporal, dança, canto e teatro, por exemplo.

Quais são os benefícios da terapia do riso?

A terapia do riso apresenta várias vantagens, como:

  • Fortalecimento das relações sociais e desinibição, por se privilegiar as sessões terapêuticas em grupo;

  • Melhora a saúde emocional dos indivíduos.

Quando nos rimos mexemos cerca de 400 músculos do organismo, o que diz muito sobre a força que uma forte gargalhada pode ter no bem-estar das pessoas.

Além disso, produzimos e libertamos um conjunto de substâncias fundamentais, tais como:

  • Serotonina: funciona como um antidepressivo natural, por isso o seu impacto no humor é extremamente importante;

  • Endorfinas: responsáveis pelas sensações e prazer e bem-estar

  • Dopamina: igualmente importante num estado de ânimo geral

  • Adrenalina: determina o nosso estado de alerta e, consequentemente, a nossa capacidade de atenção, foco e de concentração;

Ainda, quem ri frequentemente tem elevados níveis de cortisol no sangue, o que significa uma reduzida reação de stress, ou seja, em termos gerais, os impactos desta terapia acabam por se repercutir:

  • Num estado de humor muito mais otimista

  • Fortalecimento dos laços afetivos e sociais

  • Numa perceção de bem-estar geral.

Outros benefícios da terapia do riso incluem a melhora da qualidade do sono e a promoção da criatividade. Além disso, a técnica pode ser utilizada como coadjuvante em tratamentos de diversas doenças, como cancro, doenças cardíacas e diabetes.

Com a crescente demanda por técnicas de cuidado com a saúde emocional, a terapia do riso tem se destacado como uma abordagem inovadora e promissora. Se procura uma alternativa para cuidar da sua saúde física e emocional, experimente a terapia do riso e sinta os benefícios que ela pode trazer para o seu corpo e mente.

Veja aqui o vídeo com a Drª Maria João Couto, Psicóloga Clínica na SEPRI Medicina no Trabalho

Leia também: Saúde Mental e Alimentação: como se relacionam?

Outras Notícias