A avaliação de riscos psicossociais é um serviço elaborado por um psicólogo do trabalho e faz parte da saúde ocupacional. A SEPRI presta este serviço em Braga, Lisboa e em outras empresas suas clientes espalhadas de norte a sul do país. Peça orçamento gratuito através do 212 693 999 ou do email comunicacao@sepri.pt
Porque é importante avaliar os riscos psicossociais?
De acordo com o Mental Health at Work Report, três em cada cinco colaboradores (60%) experienciaram problemas de Saúde Psicológica devido ao trabalho. Estima-se que os trabalhadores faltem devido ao stress e a problemas de foro psicológico até 8 dias por ano e a perda de produtividade pode custar às empresas até €5.3 MIL MILHÕES por ano.
Além das perdas de saúde física e mental, o custo económico é outro motivo para que se proceda à avaliação de riscos psicossociais nas organizações.
Avaliação de riscos psicossociais é uma obrigação legal?
Sim, a entidade empregadora tem de avaliar todos os riscos a que os trabalhadores estejam expostos e não possam ser evitados, como é o caso dos riscos psicossociais.
A Directiva 89/391/CEE, relativa à introdução de medidas destinadas a promover a melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores no trabalho (Directiva-Quadro) foi transposta para a legislação nacional em todos os Estados-Membros da UE, incluindo Portugal.
O Artigo 5 º da Directiva-Quadro afirma que: “O empregador tem o dever de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os aspetos relacionados com trabalho.” De acordo com o artigo 6 º da Directiva-Quadro, o empregador “deve avaliar os riscos que não possam ser evitados” e, de acordo com o artigo 9 º, “a entidade patronal deverá possuir uma avaliação dos riscos para a segurança e saúde no trabalho, incluindo os suportados por grupos de trabalhadores expostos a riscos específicos”.
Quem faz a avaliação de riscos psicossociais?
A avaliação de riscos psicossociais deve ser realizada por um psicólogo do trabalho.
Quais são as causas?
Existem várias causas para o desgaste psicológico no trabalho. Em termos gerais, é possível enumerar:
-
Stress ocupacional;
-
Assédio (moral e sexual);
-
Violência no trabalho;
-
Síndrome de burnout;
-
Adição ao trabalho;
-
Fadiga;
-
Carga mental no trabalho, assim como o trabalho emocional.
Com a SEPRI pode fazer a avaliação de riscos psicossociais, sendo-lhe apresentada uma proposta de intervenção adequada às suas necessidades, que poderão incluir desde a dinamização de ações de formação/sensibilização e workshops a apoio em termos de intervenção psicológica individual. Contacte-nos.