Os problemas de Saúde Psicológica podem levar a problemas de saúde física e mental, influenciado o bem-estar dos colaboradores e impactando a sua capacidade de trabalho e as suas relações no trabalho.
As empresas são obrigadas a realizar a Avaliação de Riscos Psicossociais. E podem beneficiar imenso de o fazer. Fale com a SEPRI ou com o seu fornecedor de Saúde Ocupacional para obter um orçamento para a sua empresa: ligue 253 271 525 ou email para comunicacao@sepri.pt. E continue a ler para saber mais.
MATERIAIS DE SENSIBILIZAÇÃO
Quais os principais fatores de Risco Psicossocial?
Atualmente, os riscos psicossociais associados à ausência de fronteiras entre o trabalho e o lazer, assim como a dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional, são os que têm ganho mais importância e visibilidade. A tabela exemplifica os principais fatores de risco psicossocial de acordo com o COPSOQ.
Consequências para os colaboradores:
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Sofrimento pessoal e familiar
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Doenças físicas, como as dores musculares e articulares
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Problemas cardiovasculares ou hipertensão
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Doenças mentais, como a depressão ou o burnout
Consequências para as empresas:
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Absentismo
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Diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho
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Conflitos
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Violência e degradação do clima de trabalho
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Necessidade de substituir os colaboradores
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Custos com despesas de saúde
Por onde começar?
As empresas podem começar por realizar a Avaliação de Riscos Psicossociais. Isto permitirá conhecer a realidade da organização e identificar zonas prioritárias de intervenção. Após este diagnóstico inicial, o psicólogo conseguirá aconselhar medidas a adotar para minimizar o risco.
Os trabalhadores podem começar por desenvolver autoconhecimento que lhes permita identificar em si mesmos sinais de alerta. Em paralelo, deverão procurar desenvolver ou aprimorar estratégias para gerir ansiedade e stress; comunicando com colegas, supervisores e chefias acerca de situações que possam estar a comprometer a sua saúde e bem-estar.