O que é HACCP
A implementação do sistema HACCP – Análise de Perigo e os Pontos Críticos de Controlo – é obrigatória para todas as empresas e serve para garantir a segurança dos alimentos que se produz e serve. O HACCP é o sistema internacionalmente aceite e define os requisitos para o controlo eficaz da segurança alimentar.
Quem tem de desenvolver o sistema HACCP
Todas as empresas do sector alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios (cfr nº2 do artigo 3º do regulamento nº178/2002 de 28 de Janeiro). Genericamente, isto inclui todos os restaurantes, cafés e pastelarias, entre outros.
Porque é importante ter o sistema de HACCP desenvolvido
O controlo eficaz da higiene e da segurança dos alimentos é imprescindível para evitar doenças e outras consequências provocadas pela deterioração dos alimentos. Estas consequências poderão ser, na melhor das hipóteses, desagradáveis e na pior das hipóteses podem mesmo ser fatais. Além disso, a má higiene alimentar acarreta grandes custos e influencia negativamente a confiança dos clientes e consumidores.
Em suma, a segurança alimentar tem cada vez uma importância maior para o consumidor final, mas também para o produtor, distribuidor e fornecedor dos alimentos. E, claro, para as entidades fiscalizadoras.
QUEM PODE AJUDÁ-LO A IMPLEMENTAR O SISTEMA HACCP
Empresas de Segurança e Saúde no Trabalho que ofereçam o serviço de HACCP – Segurança Alimentar podem prestar consultoria para a implementação do sistema, como é o caso da SEPRI com sede em braga.
O serviço da SEPRI engloba 3 componentes fundamentais:
-
Auditoria de diagnóstico da segurança alimentar
-
Apoio na implementação do sistema de HACCP
-
Manutenção do sistema e acompanhamento periódico