Durante uma crise é normal que vários sentimentos e emoções passem por si. Sentir-se triste, ansioso, assustado, zangado ou até confuso poderá começar a fazer parte do seu dia-a-dia. Neste artigo, daremos algumas dicas que o podem ajudar na gestão de toda a turbulência de sentimentos que provavelmente está a sentir.
-
Fale com pessoas em que confia, sejam familiares, amigos ou colegas.
-
Se tiver de ficar em casa, opte por adotar um estilo de vida saudável, tenha uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, pratique exercício físico e mantenha o contacto social dentro de casa, com as pessoas mais próximas. Lembre-se que contactos com amigos e restantes familiares serão sempre possíveis via telefone ou email.
-
Ao lidar com as suas emoções não fume nem consuma drogas. O consumo de bebidas alcoólicas deve tambu00e9m ser evitado.
-
Na procura por novas informações diárias, consulte fontes de informações oficiais e fidedignas, tais como: Serviço Nacional De Saúde (SNS), Direção Geral de Saúde (DGS), Instituto Nacional de Emergência Méica (INEM). Em caso de dúvida, contacte a linha telefónica do SNS24 (808242424).
-
Diminua o tempo em que assista a notícias perturbadoras, que o façam sentir mais angustiado. As suas preocupações e inquietações devem ser limitadas, bem como as da sua família.
Se se continuar a sentir bastante angustiado e com altos níveis de preocupação e inquietação, procure sempre a ajuda de um profissional de saúde. Ligue para o SNS24 (808242424).