Agora que vamos entrar num novo período de maior permanência doméstica, importa conhecer os cuidados que devem existir ao entrar em casa e durante a permanência na mesma, para evitar o contágio e manter a segurança de todos os elementos do agregado. Confira as nossas dicas no que diz respeito a roupa, sapatos, objetos e animais de estimação.
Roupa e sapatos: Deve continuar a lavar as mãos e a seguir as normas de etiqueta respiratória. Tenta não tocar em nada da casa antes de lavar as mãos.
Utensílios e objetos: A higiene das superfícies de maior contacto deve ser reforçada, nomeadamente a de interruptores, maçanetas e puxadores. Evite partilhar utensílios de cozinha, tais como copos ou talheres e certifique-se de que cozinha numa superfície previamente higienizada. O telemóvel pode ser limpo com toalhitas humedecidas em detergente ou álcool a 70º. Objetos como chaves e carteira podem ser deixados dentro de uma caixa, na entrada.
Animais de estimação: Se levou o seu animal de estimação à rua, limpe-lhe as patas antes dele entrar em casa.
Lavagem das mãos e etiqueta respiratória: Deve continuar a lavar as mãos e a seguir as normas de etiqueta respiratória. Tenta não tocar em nada da casa antes de lavar as mãos.
Salientamos ainda que não devem ser convidadas para dentro de casa pessoas fora do agregado e devem ser evitadas reuniões ou celebrações, de forma a manter o distanciamento social que contribuirá para a segurança e saúde de todos. Privilegie métodos de contacto à distância com entes queridos, como o telefone ou o skype.