Qual a diferença entre a virose, a gripe e a Covid-19? Distinga os sintomas

Com a aproximação do inverno, torna-se ainda mais importante esclarecer as diferenças entre a Virose, a Gripe e a Covid-19. As três são doenças que afetam o aparelho respiratório e apresentam sintomas em comum. Apesar das semelhanças, também existem diferenças que quando compreendidas podem ajudar a trazer clareza e tranquilidade.

Gripe

O que é?

A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias. É causada por vírus da família Orthomyxoviridae, da qual fazem parte os vírus influenza A, B e C.

Qual o período de incubação?

A gripe apresenta um período de incubação de um a quatro dias.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas mais comuns são febre, garganta inflamada, dores no corpo, fadiga intensa e tosse moderada a severa.

Virose

O que é?

A virose, comumente apelidada de constipação, é uma infeção das vias respiratórias provocada por um vírus, sendo, na maioria dos casos, um Rinovirus (família com mais de 100 serotipos). Geralmente, é ligeira.

Qual é o período de incubação?

As infecções por rinovírus estão associadas a sintomas que se desenvolvem rapidamente atingindo o auge 2 a 3 dias após a infecção, as do vírus sincicial respiratório estão associadas a sintomas que se desenvolvem lentamente ao longo de 5 ou mais dias.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas mais comuns são a congestão nasal, os espirros e a garganta inflamada, sendo a tosse leve a moderada. A constipação tende a passar rapidamente e a não necessitar de nenhum tratamento específico.

Covid-19

O que é?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2 e apresenta um espectro clínico variando de infeções assintomáticas a quadros graves.

Qual o período de incubação?

O período de contágio (tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas) é atualmente considerado de 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

Quais os sintomas mais comuns?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas). Os sintomas que têm sido mais comumente apontados na deteção da Covid-19 são febre, tosse, alteração de paladar e olfacto e dificuldade respiratória (em casos mais graves).

Consulte este infográfico para melhor distinguir os sintomas entre a virose, a gripe e a Covid-19.

Outras Notícias