Ferramentas para cuidar da Saúde Mental durante o novo Confinamento

Com a nova entrada em confinamento preparámos um guia de ferramentas para o ajudar a cuidar da sua saúde mental. Emoções e sentimentos como pânico, medo, tristeza e ansiedade são normais e o segredo está em aprender a geri-los e a lidar com eles de uma forma positiva. Este guia foi adaptado do documento da Ordem dos Psicólogos Portugueses e revisto pela equipa de psicologia da SEPRI. Está dividido em 3 partes: Emoções, Relacionamentos e Vida Pessoal/Profissional. Cada uma destas partes tem passos simples que pode começar a implementar já hoje no seu dia-a-dia para se sentir mais capaz e mais positivo.

1. Compreender as nossas emoções

Aperceba-se das suas emoções e sentimentos. Faça a pergunta: como me sinto hoje?

Aceite as suas emoções e sentimentos e saiba que uns dias serão melhores que outros. Faça as pazes com a incerteza da situação e foque-se naquilo que pode controlar, no aqui e no agora.

Recorde momentos anteriores em que passou por uma situação díficil na sua vida e a forma como a ultrapassou. Isso ajudá-lo-á a acreditar na sua capacidade para lidar com esta nova situação.

Aprenda estratégias para lidar com a ansiedade e stress. Leia os artigos sobre o tema em www.sepri.pt/media

2. Manter as nossas relações

Reforçe os contactos com as pessoas de quem gosta utilizando ferramentas digitais que lhe permitem manter o distanciamento físico e a aproximação emocional. Videochamadas são uma opção popular, mas um simples telefonema diário pode ajudar.

Expresse as suas emoções e partilhe o que sente. A partilha leva-nos muitas vezes a perceber que há outras pessoas a experienciar o mesmo que nós e que nos compreendem, fazendo com que não nos sintamos tão sozinhos.

Reduza a possibilidade de confilitos, definindo um espaço pessoal para onde possa retirar-se quando se sentir frustrado ou irritado. Procure comunicar com as pessoas com quem vive, evitar culpabilizações e hostilidade e definir um espaço para a partilha de sentimentos, criação de momentos de relaxamento e diversão.

3. Gerir a vida pessoal/profissional

Definir objetivos diários e realistas. Tente fazer todos os dias uma ou várias coisas que lhe tragam um sentimento de realização ao final do dia. É importante ter uma meta a atingir, para viver um dia-a-dia com mais propósito.

Equilibre vida pessoal e profissional. Trabalhar a partir de casa pode levar à inexistência de separação entre tempo para trabalhar e tempo para autocuidado, descanso e conexão com os outros. É importante definir momentos do dia para ambos, afinal, a realização pessoal é tão importante como a realização profissional.

Mantenha uma rotina e diversifique as suas atividades. Procure manter o mesmo horário das refeições e atribuir diferentes horas do dia a diferentes tarefas. Ter estrutura no dia-a-dia ajuda o nosso cérebro a sentir-se mais organizado e tranquilo.

Se precisar de ajuda profissional, utilize o serviço de apoio psicológico por telefone integrado na linha telefónica do SNS24 808 24 24 24. A SEPRI disponibiliza também consultas de psicologia online, para que tenha acesso ao médico de que precisa no conforto da sua casa. Para tal, pode utilizar a linha: 253 271 525.

Outras Notícias