Sabia que a ansiedade é uma resposta normal a uma ameaça ou ao stress psicológico e é sentida ocasionalmente por todas as pessoas? De forma geral, tem raiz nas emoções de medo e exerce uma importante função de sobrevivência.
Apesar de, na maioria dos casos, ter uma componente psicológica, a manifestação da ansiedade é física e cognitiva. Saber como identificar e o que fazer é determinante para diminuir o seu impacto fisiológico e cognitivo.
Os ataques de pânico são um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por episódios inesperados e repetidos de medo intenso, mesmo quando não existe perigo real.
SINTOMAS DE ATAQUES DE PÂNICO: COMO IDENTIFICAR?
-
Dor no peito
-
Palpitações cardíacas ou aceleração do batimento cardíaco
-
Falta de ar
-
Tonturas e sensação de desmaio
-
Náuseas e desconforto abdominal
O QUE FAZER DURANTE UMA CRISE DE ANSIEDADE?
Há uma técnica chamada A.C.A.L.M.E.S.E com 8 passos para gerir a ansiedade.
A Aceite a sua ansiedade. Substitua o seu medo, raiva e rejeição por aceitação.
C Contemple as coisas em sua volta. Quanto mais conseguir separar-se da sua experiência interna e ligar-se aos acontecimentos externos, melhor se sentirá.
A Aja com a sua ansiedade. Não entre em desespero, interrompendo tudo para fugir. Continue a agir no seu dia, ancorando-se na respiração.
L Liberte o ar dos pulmões. Inspire lentamente e expire lentamente. Foque-se na respiração, até ela abrandar o ritmo naturalmente. Encontre o ritmo ideal para si e continue focado na respiração.
M Mantenha os passos anteriores e repita cada um deles. Continue a tentar aceitar a sua ansiedade, contemplar o exterior (foque-se no que consegue ver, ouvir…), agir com a sua ansiedade e focar-se na respiração.
E Examine os seus pensamentos. É provável que esteja preso no passado ou no futuro. Tente voltar ao que está a acontecer no momento presente. Pode estar a imaginar cenários catastróficos que simplesmente não são verdade.
S Sorria, conseguiu começar a gerir a sua ansiedade. Sorrir por si só é um ato tranquilizador que pode ajudar a “enganar” a nossa mente e trazer sensações de bem-estar.
E Espere o futuro com aceitação. Não pense que se “livrou” definitivamente da sua ansiedade. Apenas começou a aprender a geri-la. A sua ansiedade é necessária para o manter vivo(a)! Pense nela como uma amiga. Se tiver uma nova crise no futuro, agora tem as ferramentas necessárias para lidar com ela.