Guia Segurança e Saúde em Teletrabalho: riscos e como prevenir

Tendo ganho particular destaque com a pandemia da Covid-19, o regime de teletrabalho é  hoje a realidade de muitos profissionais, sendo imprescindível garantir que, mesmo à distância, longe das instalações da empresa, continuam a ser asseguradas as condições que salvaguardem a segurança e a saúde física e psicológica dos trabalhadores, de acordo com as boas práticas e normas regulamentadoras.

Um dos pontos fulcrais é a ergonomia que preconiza a adaptação do posto/espaço de trabalho às necessidades de cada trabalhador, promovendo o conforto e a rentabilidade individual, e prevenindo o aparecimento de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho.

1. Principais riscos associados ao teletrabalho

Riscos Ergonómicos: principais causas

  • Sedentarismo prolongado, com as mesmas posturas na posição sentada.

  • Postos de trabalho com características pouco ergonómicas.

  • Más posturas na realização do trabalho.

Riscos Psicossociais: principais causas

  • Stress Tecnológico (ou technostress), com a incapacidade de um indivíduo de se desligar (tecno-adição) ou de acompanhar as novas exigências tecnológicas (tecno-ansiedade).

  • Soluções de internet e tecnologias lentas ou irregulares que causam frustração e irritabilidade.

  • Isolamento prolongado, com consequente risco de burnout e sentimento de exclusão.

  • Conflito na conciliação entre a vida profissional e pessoal, incluindo a incapacidade de desligar do trabalho e de recuperar. Exemplo: o caso de quem tem responsabilidades de cuidado, como os pais e mães com crianças em idade escolar em casa.

2. Como adotar uma postura correta na realização do teletrabalho?

É fundamental ajustar o mobiliário e equipamentos de trabalho de forma a promover o bem-estar e conforto do trabalhador.

Coluna: Na posição sentado, manter a coluna reta, bem encostada ao encosto da cadeira;

Pés: Os pés devem estar perfeitamente apoiados no chão (ou caso não seja possível, num apoio para os pés) e os joelhos deverão estar fletidos num ângulo de 90º;

Cadeira: A cadeira é muito importante, devendo ser adequada para a função, isto é, ajustável em altura de forma a se adaptar às características do trabalhador, ter suporte lombar (encosto) com uma saliência semelhante à curvatura da coluna e ter um apoio para os braços;

Monitor: O monitor do computador deve ser colocado ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo e estar à distância do comprimento do braço, entre 50 a 70 cm. Para manter o monitor ao nível dos olhos, pode ser utilizado um suporte, livros ou até mesmo resmas de papel, garantindo apenas que a superfície de trabalho seja estável;

Computador portátil: Na utilização de um computador portátil, recomenda-se que seja utilizado um teclado e rato externos, e que que seja utilizado uma base ajustável para elevar a altura do ecrã do portátil.

3. Corrigir o ambiente geral

O espaço para trabalhar deve estar limpo e arrumado e ter, sempre que possível, pouco ruído, temperatura confortável e janela para possibilitar iluminação natural e arejamento.

As exigências visuais do trabalho em frente ao monitor merecem especial cuidado, pelo que se deve verificar a necessidade de aumentar ou reduzir a luz disponível e de recorrer a iluminação localizada.  A Iluminação deve ser bem distribuída relativamente ao plano de trabalho, não provocar encadeamento, ser suficiente, não ser oscilante e não produzir o efeito estroboscópico.

Outras Notícias