Já ouviu falar em lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT)? Estas lesões são cumulativas e motivadas por esforços repetitivos ao longo de um período alargado de tempo. Trata-se de uma das doenças profissionais mais comuns.
Para que as empresas possam definir e implementar medidas preventivas das LMERT, é fundamental identificar os riscos profissionais associados.
Mas como se identificam e avaliam os riscos?
Não existe um único método para a identificação e quantificação dos fatores de risco. É recomendado que as empresas recorram à conjugação de diferentes técnicas:
-
Análise ergonómica aos postos de trabalho: aplicação de força, movimentos, posturas, adequabilidade do mobiliário e equipamentos de trabalho;
-
Avaliação de riscos profissionais: utilização de métodos de avaliação e quantificação dos riscos;
-
Consulta aos trabalhadores sobre as exigências e particularidades dos seus postos de trabalho: recolha de informações transmitidas pelos trabalhadores.
Tendo por base os resultados obtidos com a aplicação das técnicas enunciadas, as empresas devem delinear uma lista de medidas a serem implementadas, com o objetivo de evitar o aparecimento de lesões.
O que se deve ter em consideração na definição de medidas de prevenção?
-
Configuração dos postos de trabalho: devem ser adaptados às características antropométricas de cada trabalhador;
-
Equipamentos e mobiliário de trabalho: devem ser ergonomicamente adequados para as funções em causa;
-
Tarefas/método de trabalho: evitar o trabalho repetitivo e de longa duração, assim como a sobrecarga de trabalho, prevendo sempre pausas para descanso e, caso necessário, a rotatividade e redistribuição de trabalho;
-
Fatores organizacionais: promover para todos os trabalhadores um ambiente de trabalho saudável, física e psicologicamente.
Prevenção de Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho
Existem 3 formas de prevenção das LMERT, a apontar:
-
Exercício em ambiente laboral
-
Formação aos trabalhadores
-
Vigilância médica contínua
De realçar que as ações de prevenção devem incluir o exercício em ambiente laboral, a formação/informação aos trabalhadores sobre os riscos profissionais a que estão expostos, assim como a vigilância médica contínua da saúde do trabalhador.
Para mais informações, contacte-nos: comunicacao@sepri.pt