Trabalha em escritório, sentado e com computador? A postura correta no trabalho é essencial para prevenir dores e lesões futuras. Veja o nosso artigo onde lhe damos 10 dicas para uma boa ergonomia e faça download gratuito da nossa checklist para fazer a sua autoavaliação.
Estas são as normas a seguir no posto de trabalho para uma postura correta:
1 – O topo do monitor está ao nível da linha dos olhos ou ligeiramente mais abaixo.
2 – A posição do corpo relativamente ao teclado ou monitor é frontal.
3 – A secretária de trabalho é regulável em altura.
4 – A cadeira é ajustável de modo a permitir-lhe manter uma postura ergonómica adequada.
5 – Os pés estão bem apoiados.
6 – Debaixo da mesa de trabalho há espaço suficiente para as pernas.
7 – O espaço em cima da mesa de trabalho é suficiente para que se possa adotar posturas de trabalho corretas e adequadas.
8 – Dispõe de apoia-pulso para o teclado.
9 – Dispõe de tapete ergonómico.
10 – Costuma fazer pausas periódicas ao longo do dia.
Se respondeu “SIM” a estes 10 itens, está de parabéns. Faça download desta checklist em formato .pdf que pode imprimir e distribuir pelos seus colegas de trabalho. Qual a autoavaliação que fazem?
Para apoio de Segurança no Trabalho contrate os serviços da SEPRI – comunicacao@sepri.pt