Quem deve fazer o teste?
As pessoas com suspeita de COVID-19, sintomáticas ou assintomáticas. E pessoas sobre as quais não recai necessariamente uma suspeita de COVID-19, mas que fazem uma testagem periódica de forma preventiva. A norma 019/2020 veio atualizar a Estratégia Nacional de Testes para a COVID-19 recomendando-se atualmente o rastreio de contactos classificados como de alto risco, bem como de baixo risco. A norma aconselha ainda a testagem massiva e periódica de colaboradores inseridos em ambientes de maior risco de transmissão em meio laboral.
Como é feito o teste? Como posso marcar um teste?
Existem 2 tipos de testes aprovados em Portugal para o diagnóstico da COVID-19:
– teste RT-PCR
– teste rápido de antigénio
Tanto um teste como o outro são feitos com recurso a uma zaragatoa (“espécie de cotonete”) com a qual se recolhe uma amostra nasofaríngea. Após ser recolhida a amostra, no caso do teste RT-PCR, esta é encaminhada para análise em laboratório e os resultados são obtidos entre 24h a 72h. No caso do teste rápido de antigénio, a amostra é analisada no local de recolha e obtém o resultado em 15m a 20m, ou diretamente no seu e-mail ou telefone, geralmente, entre 2h a 3h. Também existem alguns casos em que o teste rápido de antigénio é analisado em laboratório, por uma simples questão de agilização do processo e da velocidade da testagem. Nestes casos, é expectável que receba o resultado entre 12h a 24h.
Qualquer pessoa pode optar por fazer o teste de diagnóstico à COVID-19 em qualquer altura, sem precisar de prescrição médica, numa unidade de saúde privada. Para tal, pode agendar a sua marcação com a SEPRI através da Linha 932 467 755.
Caso queira optar por fazer o teste através do Serviço Nacional de Saúde, precisa de uma requisição do teste. O doente ou seu representante, após receber a requisição do teste de COVID-19 deve:
• Contactar telefonicamente o laboratório onde pretende realizar o teste de COVID-19
• Agendar a realização do teste de COVID-19
Onde fazer o teste?
Pode fazer o teste através do Serviço Nacional de Saúde ou através de meios Privados. Ao testar com a SEPRI, tem à sua disponibilização 3 locais onde fazer o teste à COVID-19:
– Na nossa Clínica, situada na Rua Dr. Loureiro Amorim, nº7 (em frente ao minipreço e perto do Colégio D. Diogo de Sousa)
– No nosso Drive Thru, sem precisar de sair do carro (no parque da Cepsa, a seguir ao túnel da estação, na variante sentido Braga-Porto)
– Em sua casa, através da testagem ao domicílio
As empresas também já começaram a implementar Programas de Testagem Periódica nos quais é possível realizar o teste no seu local de trabalho. Informe-se junto da sua entidade patronal do programa de testagem em vigor.
Porquê testar?
A testagem à Covid-19 é um dos mais importantes meios de prevenção e de combate à pandemia. Através da testagem massiva e periódica da população é possível detetar rapidamente os casos positivos e proceder ao seu isolamento antes que desencadeiem cadeias de transmissão.
Por isso mesmo, aliada às medidas de utilização de máscara, distanciamento social e desinfeção das mãos e superfícies, a testagem permite tornar locais de estudo, de trabalho e de convívio mais seguros. Michael Mina, professor de Harvard, defende a ideia da “imunidade induzida pela testagem” e, num dos seus artigos publicados sobre o tema, o epidemiologista argumenta que o rastreio à população é uma poderosa ferramenta de saúde pública. Bernardo Mateiro Gomes, médico de saúde pública, refere também que “uma resposta local, assertiva e rápida” só possível com a generalização de testes rápidos.