A formação profissional assume-se como uma alavanca na qualificação dos colaboradores das empresas, permitindo que adquiram novas competências, muito importantes face à competitividade do mercado e à evolução do negócio. Além disso, o Código do Trabalho estipula que é uma obrigação das empresas darem aos seus colaboradores o mínimo de 40 horas anuais de formação profissional.
O que é o plano de formação?
O plano de formação de uma empresa é um conjunto estratégico de ações de formação planeadas para desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de acordo com certos objetivos. O plano de formação pode abranger uma variedade de áreas, dependendo das necessidades específicas da empresa. Isto pode incluir formações técnicas para aprimorar competências específicas relacionadas com o trabalho (por exemplo, movimentação manual de cargas ou condução de empilhadores) ou pode abranger áreas socio-comportamentais, como por exemplo, gestão de tempo, gestão de conflitos e comunicação assertiva, entre outros.
Por quem é elaborado o plano de formação?
O plano de formação pode ser elaborado internamente, pelos recursos humanos da empresa, ou pode ser desenvolvido em parceria com empresas externas como é o caso da SEPRI, que é uma entidade formadora certificada pela DGERT. Geralmente, é baseado numa análise das competências atuais dos funcionários e das necessidades futuras da organização.
6 Passos para implementar o plano de formação
1- Diagnóstico das necessidades
Realize um diagnóstico das necessidades de formação da empresa. Identifique as competências existentes, as lacunas e as áreas que precisam de ser desenvolvidas para alcançar os objetivos organizacionais. Isto pode ser feito por meio de questionário aos colaboradores, análise das avaliações de desempenho ou análise de outro tipo de dados. Uma entidade formadora como a SEPRI pode ajudá-lo a fazer o diagnóstico das necessidades de formação da sua empresa.
2- Definição de objetivos
Com base na avaliação das necessidades, estabeleça objetivos claros e específicos para o plano de formação. Esses objetivos devem ser alinhados com a estratégia e metas da empresa, procurando corrigir as falhas identificadas e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores.
3- Planeamento do programa
Desenvolva um plano detalhado do programa de formação. Identifique os temas a serem abordados, os conteúdos programáticos cruciais, as modalidades mais adequadas (presencial, online, e-learning) e o cronograma de implementação. Considere também a disponibilidade e as preferências dos colaboradores. Por exemplo, há formações que devem ser dadas em inglês? Qual o melhor horário? Qual a capacidade financeira da empresa para investir no programa de formação?
4- Seleção de recursos e fornecedores
Identifique os recursos de formação necessários para executar o plano. Isto pode incluir recorrer a uma entidade formadora certificada externa que lhe consiga fornecer resposta aos vários temas do plano de formação. Pesquise fornecedores confiáveis e avalie as suas propostas, levando em conta a qualidade, o custo e a adequação às necessidades da empresa.
5- Implementação do programa
Coloque em prática o plano de formação de acordo com o cronograma estabelecido. Se tiver recorrido ao auxílio de ume entidade formadora externa como a SEPRI, neste ponto poderá beneficiar do agendamento da formação aos seus colaboradores e do envio das convocatórias para a mesma. Dessa forma, não terá de se preocupar com a gestão da implementação do programa formativo: a formação dos seus colaboradores estará assegurada por nós desde o início, ao acompanhamento, à avaliação e à certificação.
6- Avaliação e acompanhamento
Avalie regularmente os resultados e impactos do programa de formação. Meça o progresso dos colaboradores em relação aos objetivos estabelecidos e verifique se as competências desejadas estão a ser desenvolvidas. A partir dessas avaliações, faça ajustes no plano de formação, se necessário, e identifique oportunidades de melhoria contínua.
Lembre-se de que a implementação bem-sucedida de um plano de formação requer o envolvimento e o apoio da liderança, a comunicação clara com os colaboradores e o acompanhamento constante do progresso e dos resultados por parte dos formadores e do gestor da formação.
Vantagens de ter o plano de formação
Para as empresas
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Aumenta a taxa de retenção de talento;
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Amplia o nível de participação nos processos de melhoria contínua;
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Garante o cumprimento da legislação;
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Reduz o nível de sinistralidade laboral;
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Melhora o clima organizacional;
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Melhora o desempenho profissional;
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Eleva a rentabilidade da empresa.
Para os trabalhadores
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Aumenta e atualiza os conhecimentos;
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Desenvolve a autoconfiança e a autoestima;
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Proporciona maior autonomia;
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Melhora o relacionamento entre os colegas de trabalho;
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Reduz o absentismo;
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Melhora o bem-estar físico e mental.
Com a SEPRI Training pode ter formação presencial, formação na modalidade síncrona (via zoom ou teams) e formação à distância na modalidade assíncrona (através da nossa plataforma de e-learning).
Toda a formação desenvolvida com a SEPRI, seja qual for a solução que escolha, permite a obtenção de um Certificado de Formação válido para efeitos do cumprimento das exigências do Código do Trabalho em matéria de formação profissional dos seus colaboradores. Veja aqui algumas das nossas formações disponíveis.
Pode ainda contactar-nos através do email comunicacao@sepri.pt ou 253 271 525.
Para saber o que diz a lei sobre a obrigatoriedade de fornecer formação aos seus trabalhadores leia este artigo.