Em contexto de pandemia de Covid-19 a vacinação foi antecipada e alargada, passando a incluir profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e de maior suscetibilidade e vulnerabilidade. A 2ª fase de vacinação começa hoje, segunda-feira.
Nesta 2ª fase da campanha de vacinação vai ser dada prioridade a outros grupos de risco, entre eles pessoas com mais de 65 anos e pessoas com doenças crónicas. No entanto, quem não pertença a estes grupos de risco, mas se encontre a trabalhar em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e de maior suscetibilidade e vulnerabilidade, também deve vacinar-se.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou na passada segunda-feira que “a vacinação contra a gripe é também uma das componentes do sucesso nesta batalha” contra a Covid-19. A vacinação contra a gripe sazonal ajudará a limitar tanto quanto possível a circulação em simultâneo do vírus Influenza (vírus da gripe) e do SARS-COV-2 (novo coronavírus), o que por sua vez ajudará a diminuir a procura dos profissionais de saúde, a limitar o contágio e a potenciar diagnósticos precisos.