O verão traz consigo um aumento da temperatura, da transpiração e da humidade do corpo. Também é mais recorrente a exposição solar (que traz consigo vantagens e desvantagens), o contacto com águas de locais públicos, com a areia ou mesmo com aglomerados de pessoas.
Todas estas alterações ao meio ambiente afetam a nossa pele. Leia o nosso artigo para perceber os principais problemas que têm tendência a desenvolver-se no verão e os hábitos de prevenção e cuidado diário a adotar para evitar o seu desenvolvimento ou agravamento.
1 – Problemas de pele que tem tendência a desenvolver-se no verão:
1. Micoses: são um tipo de doença relacionado com a presença de fungos na pele que desencadeiam um processo infecioso local, mas que pode generalizar-se. Para prevenir o seu aparecimento, evite andar descalço e leve sempre consigo calçado adequado. No caso de ter de usar casas de banho públicas, evite o contacto direto com sanitas, lavatórios e chuveiros.
2. Queimaduras e irritações na pele: é nesta altura do ano que a pele fica mais exposta ao sol, podendo ficar mais vermelha, seca e sensível ao toque. Procure usar protetor solar com índice de proteção elevado (+30) para prevenir queimaduras solares. Reforce a proteção depois de ir à água e certifique-se que tem o corpo seco antes de colocar o creme protetor.
3. Acne: no verão, pode desenvolver-se o aparecimento de acne maioritariamente no tronco e ombros após episódios intensos de exposição solar. Pode também ocorrer no rosto, sendo semelhante ao típico acne, tendo por isso os mesmo tratamentos e formas de prevenção.
2 – Cuidados diários a ter para proteger a pele no verão
Para prevenir o aparecimento de alguma doença de pele deve ter alguns cuidados, tais como:
1. Usar protetor solar: é imprescindível a aplicação de protetor solar com fator de proteção elevado – fator 30, no mínimo. Este deve ser colocado no rosto, todos os dias de manhã, 30 minutos antes da exposição solar. Deve aplicar também no corpo, sempre que este estiver exposto ao sol.
2. Limpar o rosto: comece por utilizar produtos de limpeza de acordo com o seu tipo de pele para tentar remover o máximo de oleosidade e impurezas acumuladas ao longo do dia.
3. Secar bem o corpo: limpe o rosto e corpo com uma toalha limpa e seca para tentar remover o máximo de humidade após o banho, saída do mar ou piscina. Deve ter especial atenção nas zonas onde a pele dobra, como por exemplo nas virilhas, entre os dedos dos pés e das mãos e axilas.
4. Use chinelos e sandálias em vez de botas e sapatilhas, para evitar a transpiração e acumulação de suor entre os dedos.
5. Ingerir 2 litros de água por dia: é importante que aumente a ingestão diária de água nesta altura do ano, dando ao seu organismo aquilo que ele necessita, evitando as dores de cabeça e sensação de boca seca, tão típica do verão.