Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde neste Natal, lançamos a campanha COVID-19 Natal Seguro. Consciencializar as pessoas e evitar um novo pico da pandemia em janeiro é a principal finalidade.
A campanha de sensibilização está materializada num mupi em frente ao jardim de Santa Bárbara e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, onde conseguimos estar mais próximos dos nossos parceiros. Entre as frases temáticas que visam consciencializar e sensibilizar, estão alguns conselhos que seguem as normas da Direção-Geral da Saúde: a ceia de Natal deve ser realizada com um número reduzido de pessoas, mantendo-se distanciamento físico e utilizando máscara sempre que possível.
Numa altura em que muitos portugueses estão a marcar testes para os dias que antecedem o Natal, os centros de diagnóstico estão disponíveis para apoiar as pessoas e a SEPRI continuará a realizar rastreios nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, mas fazer o teste não equivale automaticamente a um Natal em segurança. É importante que as pessoas percebam que o teste não é uma certeza absoluta de que estão negativas e devem seguir-se sempre as orientações das autoridades de saúde pública.