Stress, Frustração, Exaustão? top 5 dicas saúde psicológica em confinamento

A situação pandémica mundial que todos estamos a viver, em conjunto com os acontecimentos pessoais na vida de cada um de nós (dificuldades financeiras, desafios familiares e pré-existentes problemas de saúde), podem levar a sentimentos/emoções que variam do stress, à frustração e exaustão. O confinamento com isolamento domiciliário que vivemos não é uma situação natural, já que nos priva da nossa rotina e dos nossos hábitos de socialização. Estar em casa com as crianças ou estar em casa sozinho é um teste para os seus relacionamentos e para o relacionamento consigo mesmo. O escritório passa a ser em sua casa e de repente não há barreiras entre “tempo para mim” e o “tempo para os outros”. Ou então está sem ocupação e preencher os minutos de forma que lhe dê propósito torna-se cada vez mais difícil. Neste artigo, selecionamos as 10 melhores dicas para ajudar a nutrir a saúde mental em tempo de confinamento, isolamento e pandemia mundial.

Reserve tempo para autocuidado. Só conseguirá cuidar dos outros se estiver a cuidar de si. É por isso que quando viaja de avião o avisam que, em caso de acidente, deve colocar primeiro a sua máscara de oxigénio e só depois ajudar a sua criança a colocar a dela. Só conseguimos cumprir o nosso melhor papel de pais, colegas, amigos e parceiros se estivermos bem connosco mesmos. Reserve tempo para si e não sinta culpa por isso. Ocupe esse “tempo para si” com atividades que lhe dão prazer e contribuem para que se sinta bem e tranquilo. As mais citadas são o exercício físico, a leitura e a meditação, mas não tem de se cingir a estas.

Mantenha o contacto. Familiares, amigos e colegas são importantes componentes do nosso círculo social e o ser humano é um ser social por natureza. Apesar de estar em casa, isole-se sem se isolar dos seus relacionamentos. Existem várias formas de manter contactos à distância. Se em alguns dias não lhe apetecer falar de si, do seu dia ou dos acontecimentos nas notícias, o assunto pode ser apenas um filme que gostou e recomenda ou um novo álbum de música. Balance a partilha de preocupações e medos – que o ajuda a compreender e navegar as suas experiências – com assuntos mais leves que trazem algo de positivo e animado ao seu dia.

Parar para poder continuar. O ser humano não tem uma capacidade de performance ilimitada e, na verdade, quando passamos do nosso limite sofremos os efeitos do burnout e da exaustão extrema. Por isso, respeite o tempo para pausas e para descanso. Dormir é muito importante para várias funções do nosso corpo e tem um efeito reparador. Defina espaços na sua casa para diferentes atividades e momentos do dia: o quarto é local para dormir, as refeições são na cozinha e há um local da sala que é o seu escritório de trabalho. A separação de espaços ajudará na dedicação de tempo a cada momento do seu dia.

Lembre-se que o único momento que existe é o presente. A frase “concentre-se no aqui e no agora” pode parecer cliché se for ouvida muitas vezes sem se procurar o seu significado. Mas a verdade é que o passado já não existe e o futuro ainda não chegou. A ansiedade que sentimos decorre de termos o pensamento focado num destes tempos: no que já passou ou no que ainda não aconteceu. Quando estamos verdadeiramente focados no presente a ansiedade é aliviada. Trazer a mente de volta ao presente é um processo contínuo e que exige contante dedicação. A respiração é uma boa ferramenta que podemos utilizar para esse efeito, prolongando a inspiração e a expiração. A par disto, nas várias atividades que desempenha ao longo do dia, procure estar tão atento e presente quanto possível. Não olhe apenas, repare. Sinta. Ouça. Foque os seus sentidos em todos os momentos.

Peça ajuda. Não nascemos a saber navegar as nossas emoções, sentimentos e pensamentos. É uma aprendizagem que decorre ao longo da vida e que pode ser agilizada com a ajuda de um profissional de saúde para o guiar nos momentos mais incertos. Se se sentir sobrecarregado e incapaz de gerir os seus pensamentos, sentimentos e emoções ligue para a SEPRI 253 271 525 onde pode agendar uma video-consulta de psicologia online.

Outras Notícias