A SEPRI vai passar a abrir ao domingo a partir do próximo dia 30 de janeiro para dar resposta à procura por testes de diagnóstico à COVID-19. A clínica situada na Rua Doutor Loureiro Amorim terá uma equipa de enfermagem a testar das 14h30 às 18h30 da tarde.
É a segunda vez que a SEPRI alarga o seu horário de funcionamento desde o início da pandemia. A primeira vez ocorreu com a extensão até às 23h00 da noite, de segunda a sexta. O teste realizado é o teste rápido de antigénio que permite obter o resultado do diagnóstico em apenas 15 minutos, sendo este posteriormente enviado por e-mail. O agendamento prévio do teste é obrigatório e pode ser efetuado através do 932 467 755.
Além da clínica, a SEPRI tem um centro de rastreio móvel a funcionar em modelo Drive Thru no parque da bomba de combustível Cepsa, localizada na variante sentido Braga-Porto, a seguir ao túnel da Estação de comboios. Este Drive Thru está aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 18h00, com capacidade para a realização de 150 testes por dia.
Estando o país em confinamento continua a poder sair de casa para fazer o teste de diagnóstico à COVID-19. Neste momento não é necessária a apresentação de qualquer declaração oficial. Em comunicado, a SEPRI afirma que “disponibiliza um comprovativo da marcação a quem o solicitar na hora do agendamento”, mas que o mesmo não é requerido pelas autoridades. Conclui, “é importante que as pessoas percebam que só através da testagem em massa é possível detetar precocemente as cadeias de transmissão e abrandar a propagação do vírus”.
Imagem: © Lusa