Sabia que em Portugal, os problemas de saúde psicológica mais comuns, como stress e ansiedade, afetaram quase 2 em cada 5 colaboradores? Valor acima da média da União Europeia (Eurobarómetro, 2022).
Isto é cada vez mais comum, mas apesar de se terem dado passos significativos na desmistificação dos problemas de saúde mental ao longo dos últimos anos, este ainda é um tema “assustador” em muitas empresas.
A verdade é que a saúde mental é saúde.
Investir no bem-estar psicológico dos trabalhadores, não só é crucial para a segurança no trabalho como é uma das chaves para incrementar a produtividade e sustentabilidade do negócio.
Segundo os dados do estudo do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS):
• 3 em cada 4 profissionais apresentam pelo menos um sintoma de burnout
• 48% manifesta 3 sintomas (exaustão, irritabilidade e tristeza)
• Mais de metade dos profissionais refere que não tem as competências necessárias para gerir as situações de stress, tais como a percepção de controlo e a confiança nas suas capacidades.
Isto é um cenário assustador. Mas a solução começa aqui…
O diagnóstico é o primeiro passo.
Realizar a Avaliação de Riscos Psicossociais é uma obrigação legal das empresas.
O diagnóstico é conduzido por um psicólogo que utiliza o método COPSOC, único método reconhecido e validado, para conduzir a Avaliação de Riscos Psicossociais. Com base nos resultados do diagnóstico é possível delinear medidas preventivas e corretivas para tornar o seu ambiente de trabalho mais saudável e, consequentemente, mais produtivo.
Definimos prioridades de ação.
Não se preocupe: não precisa de mudar tudo de uma vez.
Pequenos passos podem fazer grandes diferenças na gestão do stress e de outros riscos no seu local de trabalho. A sua equipa é o seu recurso mais valioso. A saúde mental não tem de ser um tema assustador!
Não sabe por onde começar? Temos uma equipa especializada de psicólogos que podem ajudar e melhorar a saúde mental da sua organização.
Desde as consultas de psicologia individuais até à formação e treino de skills essenciais como a gestão de conflitos e comunicação assertiva.
Precisa de ajuda? Peça-nos uma proposta, sem compromisso.
comunicacao@sepri.pt / 212 293 699 / 253 271 525